Logo Forca Sindical

Instagram

JORNAL DE GOIÁS ESCANCARA PROBLEMAS DA PRIVATIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS  

 Sintius 2024 SITE 20

A privatização de empresas de serviços essenciais está no centro dos debates do Brasil atualmente. Ao longo dos últimos anos, o Sindicato dos Urbanitários (Sintius) vem apontando que esse modelo coloca em risco a segurança e a soberania do País. Além disso, tem se mostrado um fracasso em razão da majoração excessiva das tarifas, da falta de investimentos para atender adequadamente a população e dos constantes problemas no atendimento aos consumidores.

Recentemente, o jornalista Rafael Rodrigues, do Jornal Opção, fez um comparativo interessante entre a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), que é controlada pelo Governo do Estado, e a Companhia Energética de Goiás (CELG), que foi privatizada em 2017.

A experiência de ter passado a distribuição de energia nesse estado do Centro-Oeste para uma empresa privada se mostrou um fracasso em razão das queixas constantes da população. Inicialmente, ela foi comprada pela Enel, que, em 2022, a revendeu para a Equatorial. A mudança também não resultou nas melhorias esperadas.

"A privatização da CELG resultou em aumentos significativos nas tarifas de energia elétrica para os consumidores, sem necessariamente melhorar a qualidade do serviço prestado. Além disso, essa medida levou à demissão de milhares de trabalhadores, contribuindo para o aumento do desemprego em Goiás", afirmou o jornalista.

Anualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulga um ranking com o resultado dos serviços prestados. Em 2023, a empresa de Goiás ficou em último lugar dentre as 29 companhias avaliadas no País.

Por outro lado, a Saneago segue investindo nos serviços de saneamento, o que contribui para o desenvolvimento social e econômico de Goiás. "Ao garantir o acesso universal a serviços básicos de saneamento, a empresa contribui para a melhoria da saúde pública, o aumento da produtividade e a redução das desigualdades sociais", destacou Rodrigues.

Leia o artigo completo no seguinte link:
https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/faltou-dizer-colunas-e-blogs/saneago-e-celg-ilustram-experiencia-com-privatizacao-de-servico-essencial-590454/