Logo Forca Sindical

Instagram

PARLAMENTO BRITÂNICO DISCUTE REESTATIZAÇÃO DO SANEAMENTO

 Sintius 2024 SITE 21

Foto: PA Media/BBC

A maior empresa privada de saneamento do Reino Unido, Thames Water, está fazendo lobby junto ao governo e aos reguladores para aumentar em 40% a tarifa cobrada dos consumidores até 2030, adiar investimentos e reduzir as multas ambientais que recebeu ao longo dos últimos anos.

Por outro lado, a companhia, que atende 16 milhões de clientes em Londres e no sudeste da Inglaterra, pediu autorização para o governo seguir pagando os dividendos aos acionistas.

Em razão do cenário descrito acima e da crescente insatisfação da população com o serviço ofertado, a deputada do Partido Liberal Democrata Sarah Olney defendeu que o parlamento britânico discuta a reestatização da Thames Water, que tem uma dívida acumulada de R$ 88,2 milhões.

Apesar desse cenário, a empresa mantém uma fidelidade canina aos acionistas, que receberam R$ 45,3 bilhões entre 1990 e 2023, segundo dados publicados pelo jornal The Guardian.

"O fato é que a Thames Water está indo pelo ralo e a chance de ocorrer uma renacionalização temporária ou definitiva da prestação dos serviços é cada vez mais concreta", destacou Marcos Helano Montenegro, coordenador do Observatório Nacional do Direito à Água e ao Saneamento (Ondas).