Logo Forca Sindical

Instagram

PRESIDENTE LULA RECEBE CARTA EM DEFESA DOS SETORES ELÉTRICO E DE SANEAMENTO

 26 03 2024 carta aberta lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na última segunda-feira, dia 25, a carta aberta em defesa dos setores elétrico e de saneamento aprovada no 2º Encontro das Federações Urbanitárias, realizado em fevereiro deste ano, em São Paulo. O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) foi uma das entidades que participou desse evento e contribuiu com propostas para este documento.

As instituições que representam os trabalhadores desses segmentos apontam as principais preocupações e propostas para o desenvolvimento sustentável e a justiça social do País, que passam pelo fortalecimento do patrimônio público.

Os sindicatos e federações solicitaram ao chefe do Executivo federal a criação de uma secretaria específica para tratar das necessidades dos setores de energia e de saneamento.

"A Energia e o Saneamento são políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social. Por isso, pedimos a sua atenção para a luta pela reestatização total do setor elétrico, garantindo a continuidade de todos os profissionais, além da manutenção do saneamento público de qualidade e garantia do acesso aos serviços, sobretudo aos menos favorecidos, evitando assim mais uma violação aos Direitos Humanos", diz um dos trechos do documento.

Na carta, os trabalhadores pedem que o BNDES deixe de financiar projetos de privatização do setor de saneamento e volte a ter o papel de um banco indutor do desenvolvimento econômico e social.

Por fim, as entidades defendem o retorno das superintendências do Ministério do Trabalho, a contratação de mais auditores fiscais e a criação de um piso salarial para os urbanitários.

CONFIRA A CARTA AQUI!

WhatsApp Image 2024 03 26 at 13.39.05