Logo Forca Sindical

Instagram

ANAPAR APRESENTA PROPOSTAS PARA A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR AO MINISTRO CARLOS LUPI

 18 01 2023 ANAPAR Propostas previdencia complementar

Os representantes da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar) entregaram ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, na última segunda-feira (16), um documento com medidas prioritárias para aprimorar o sistema fechado de previdência complementar no País.

Essas propostas foram fruto de uma discussão realizada no ano passado e aprovadas no congresso nacional da entidade. O titular da pasta se comprometeu em analisar as sugestões e garantiu que os participantes de fundos de pensão terão suas demandas levadas em consideração pelo novo governo.

Uma das ideias apresentadas é a constituição de um grupo de trabalho para discutir a revisão do marco regulatório da previdência complementar, além de resoluções do Conselho Nacional de Previdência (CNPC) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

A Anapar também defende outros itens importantes, como: estabelecimento de uma resolução do CNPC para suspender o equacionamento dos déficits dos planos de benefícios em curso e referente ao exercício fiscal do ano de 2022; redirecionamento da atuação da Previc como protagonista do desenvolvimento da previdência complementar no País; e incentivo para que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) que administram planos de benefícios patrocinados pelos entes federativos incluam os benefícios de riscos, como invalidez, morte e sobrevivência.