Logo Forca Sindical

Instagram

259809070 4483355245045239 1923681955442186606 n

 

10º CONGRESSO DOS URBANITÁRIOS DISCUTE OS RUMOS DA CATEGORIA E DO SINTIUS 

 

Os urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira escreveram nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2021 mais um importante capítulo da história de lutas do Sintius com a realização do 10º Congresso dos Urbanitários.

O evento ocorreu na sede do Sindicato, em Santos, respeitando todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades, em razão da pandemia de covid-19, e foi marcado pelos intensos debates para analisar, discutir e deliberar sobre os rumos da categoria e mudanças no estatuto da entidade, durante as plenárias e as reuniões dos quatro grupos de trabalho.

Uma das principais medidas tomadas nesse sentido foi a inclusão do chamado sócio usuário designado, que permitirá o ingresso de ex-dependentes de trabalhadores da categoria acima de 21 anos.

Esse grupo não poderá votar nas eleições ou assembleias, mas vai poder se beneficiar das vantagens ofertadas aos associados do Sintius. O pagamento das mensalidades das pessoas deste segmento irá ajudar no financiamento do custeio da entidade.

O estatuto também foi alterado para que as pensionistas sejam consideradas formalmente associadas do Sintius, o que garantirá, por exemplo, que a nossa instituição possa representá-las em ações judiciais como substituto processual, como ocorre hoje com os trabalhadores da ativa e aposentados. Porém, elas não terão direito a voto nas eleições.

A Secretaria Regional do Litoral Sul ganhou também uma nova atribuição, que é trabalhar para viabilizar a criação de uma subsede do Sindicato em Itanhaém, o que facilitará a realização de assembleias e atendimento aos trabalhadores dessa região.

Também ficou definido que o Sintius terá uma nova finalidade complementar à sua ação principal: o apoio e o estímulo de iniciativas locais para promover a participação da sociedade nas atividades voltadas à saúde.  

Mudança de central

Durante o evento, um dos temas discutidos foi a permanência, ou não, da filiação do Sintius à Força Sindical, conforme havia sido deliberado no último congresso, em março de 2017. Os quatro grupos de trabalho e a plenária decidiram que o Sindicato deveria deixar essa central sindical.

Por maioria de votos, a assembleia deu aval à filiação do Sintius à CUT (Central Única dos Trabalhadores) por entender que seria a organização que mais favorecia a categoria no momento político atual.

Prestígio

Assim como nas edições anteriores, o Congresso dos Urbanitários foi prestigiado por importantes lideranças políticas e dos setores das áreas de saneamento, energia e meio ambiente.

Participaram da abertura dos trabalhos, na noite da última sexta-feira: o presidente do Sintaema, José Antonio Faggian; o secretário-executivo do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), Edson Aparecido da Silva; o presidente da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes; o presidente da Federação Regional dos Urbanitários do Sudeste - CUT, Esteliano Neto; a chefe do Departamento de Recursos Humanos da Sabesp, Ana Cristina Russo; e a presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), Viviana Borges.

Em relação aos integrantes da classe política, o deputado estadual Luiz Fernando (PT), os vereadores santistas Chico Nogueira (PT) e Marcos Libório (PSB) estiveram na abertura do evento.

No domingo, o deputado federal Vicentino (PT) fez uma rápida explanação no Congresso e se colocou à disposição em apoiar o Sintius nas lutas contra a privatização da Sabesp e das mudanças nos planos previdenciários da Vivest.

Moções

A plenária do Congresso também aprovou quatro moções. Uma delas se refere à privatização da Sabesp, bem como seus aspectos sociais e manutenção de postos de trabalho. Outro documento está ligado à crise hídrica e os impactos causados no trabalho urbanitário.

A terceira moção trata das mudanças nos planos previdenciários patrocinados pelas empresas de energia e suas interferências. Por fim, também foi aprovado um texto relacionado ao controle vacinal da covid-19 e suas medidas e consequências para os aspectos do trabalho.

CONGRESSISTAS DO 10° CONGRESSO DOS URBANITÁRIOS

01- ADRIANA COSTA RODRIGUES
02- ADRIANO ALBERTO
03- AILSON PEDRO DE MELO
04- ALDO RODRIGUES SARAIVA
05- ANDREA PEREIRA MESQUITA
06- ANTONIO NETO MENDES
07- ANTONIO PEDROSO DE FARIAS
08- ARLINDO JOAQUIM DA SILVA
09- ARTUR RICARDO SANTANA DA SILVA
10- BELILIA ROSA DE SOUZA
11- CLAUDIO TAPAJÓS BECKER DE OLIVEIRA
12- CARLOS GOMES PINTO
13- CARLOS SILVIO DA SILVA FERNANDES
14- DAVI SERGIO DA COSTA
15- DOUGLAS SANTOS OLIVEIRA
16- EDILSON ALVES DA VEIGA
17- EDISON FERNANDES FREITAS
18- ENESIO FELIX SANTOS
19- ERASMO TABASSO
20- GILSON MENEZES DE SANTANA
21- GILSON MOREIRA DA SILVA
22- GIVALDO JOSÉ DA SILVA
23- GUSTAVO SILVA VIVEIROS
24- HAMILTON DARCI CORREA
25- HAROLDO DE CARVALHO VASCO
26- HELENO JOSÉ DA SILVA FILHO
27- HENRIQUE OLIVEIRA E SILVA
28- HILBERTON DE LIMA CASTRO
29- IDYLIO MATHEUS MARTINS SANTOS
30- IVAIR RAMOS
31- JAIR ÁLVARO DA SILVA
32- JEFFERSON BAUER BEZERRA
33- JOÃO BATISTA BENEDITO
34- JOÃO CARLOS SANTOS PINTO
35- JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
36- JOSÉ CARLOS FAGUNDES MARTINS
37- JOSÉ LUIZ PEREIRA FERREIRO
38- LUIZ ROBERTO DAVID
39- LUCIANO TEIXEIRA DA COSTA
40- MANOEL ETELVINO EVANGELISTA SOUZA
41- MARCIO ROBERTO DA COSTA
42- MARCO AURÉLIO NUNES
43- MARCOS LUIZ DOS SANTOS
44- MARIA APARECIDA DA SILVA KISTE
45- MAURO EVANGELISTA CORRÊA
46- MAURO LUIZ DA SILVA
47- MILTON PUPO DA GUIA
48- OTONIEL LIMA CARAUBA
49- PEDRO FRANCISCO PAPA
50- PIERINO MUGLIA JUNIOR
51- RAFAEL DIAS CORRÊA
52- REGINALDO ANDRE BOZONI
53- RONALDO ROSA DE SIQUEIRA
54- ROBERTO AUGUSTO DE JESUS SOUZA
55- ROBERTO CARLOS VASQUES
56- UBIRAJUI JOSÉ PEREIRA
57- WALDINEI VINAGRE
58- WARNER HONORATO DA SILVA
59- WELLINGTON DEIVID DO NASCIMENTO

 

 Congresso Logo

 

DIRETORIA PROMOVE 10º CONGRESSO PARA OCORRER NOS DIAS 19, 20 E 21 DE NOVEMBRO

O Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius) realizará nos dias 19, 20 e 21 de novembro a 10ª edição do Congresso dos Urbanitários, na sede da nossa instituição, em Santos. O objetivo do evento é debater alterações estatutárias da instituição e promover a discussão das questões fundamentais da categoria.

 

INSCRIÇÕES

Período

Os associados que quiserem participar como congressistas devem fazer inscrição dos dias 1º a 8 de outubro na sede do Sindicato, em Santos, das 9h às 17h, bem como na subsede de Registro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

Documentos

Os interessados da ativa devem estar munidos da Carteira de Trabalho ou da ficha de atualização cadastral da empresa, carteira de identidade com CPF e uma cópia do comprovante da vacinação contra a covid-19. Já os aposentados precisam apresentar o comprovante de vacinação e a carteira de identidade com CPF.

 

Habilitados e eleição

Podem participar do pleito todos os associados filiados até seis meses antes do início das eleições para o Congresso, que estão agendadas para os dias 20 e/ou 21 de outubro. No total, serão 31 congressistas escolhidos pela própria categoria para participar do evento. Isso ocorrerá mediante votação nos locais de trabalho onde o número de candidatos for superior ao total de vagas.

 

Exigências Sanitárias

Para participar do Congresso, todos os participantes terão que apresentar a cópia da carteira de vacinação contra a covid-19 ou o resultado de um exame negativo (de até sete dias anteriores). O uso de máscaras faciais será obrigatório, assim como a verificação da temperatura e o distanciamento social para participar das plenárias e grupos de trabalho.

 

Possibilidade de adiar

Caso haja impossibilidade de reuniões presenciais nas datas programadas, por determinação das autoridades sanitárias, os congressistas e representantes natos vão se reunir em assembleia, às 19h, no dia 19 de novembro, via videoconferência, para definir uma nova data para o evento.

 

VENHA PARTICIPAR DE MAIS ESSE IMPORTANTE CAPÍTULO DA HISTÓRIA DO NOSSO SINDICATO!

 

Tabela 10Congresso