Logo Forca Sindical

Instagram

FEVEREIRO ROXO E LARANJA: PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

 02 02 23 Fevereiro roxo e laranja

O calendário da saúde é repleto de cores, e, neste mês, roxo e laranja ganham destaque para dar visibilidade às campanhas de combate a doenças que podem ser diagnosticadas precocemente. Criado em 2014, o Fevereiro Roxo chama a atenção para as causas e tratamento da fibromialgia, do Alzheimer e do lúpus.

Mas o que essas doenças têm em comum? São doenças crônicas, que podem se manifestar a qualquer momento da vida e não têm cura. O lema da campanha “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, reforça a importância de promover bem-estar aos portadores de doenças crônicas.

Já o Fevereiro Laranja busca conscientizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia. A seguir vamos falar sobre o que é cada doença, sintomas e tratamento. Confira os sinais de alerta. Quanto antes você identificar, maiores são as suas chances de cura.

 

Alzheimer

O que é: O Alzheimer é uma doença causada pela morte de células cerebrais, que se apresenta a partir da demência ou perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem. No Brasil, estimam-se cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte ainda não diagnosticada. A doença de Alzheimer pode começar décadas antes do surgimento de seus sintomas, o que pode dificultar o tratamento.

Sintomas: Perda de memória, desorientação no tempo e espaço, dificuldade em realizar tarefas do cotidiano, problemas de linguagem e alterações de comportamento.

Tratamento: Atualmente, existe somente medicação dirigida para  aliviar os sintomas, atrasando a progressão da doença. Porém, investigações científicas oferecem esperança de tratamentos mais eficazes em futuro próximo.

 

Fibromialgia

O que é: A Fibromialgia é uma condição neurológica crônica que causa dor generalizada em todo o corpo, além de aumentar a sensibilidade à dor. O desconforto causado pela doença se mantém por vários meses e até anos.

Sintomas: Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo, presença de pontos dolorosos na musculatura, alteração do sono e fadiga, quadro de depressão ou ansiedade, alterações do hábito intestinal e cognitivas, como falta de memória ou concentração.

Tratamento: Com orientação de um reumatologista, é possível aliviar os sintomas e controlar a doença, melhorando a qualidade de vida do paciente. Os tratamentos mais utilizados incluem: medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, atividade física, fisioterapia, alimentação anti-inflamatória e acupuntura.

 

Lúpus

O que é: Um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente. Os anticorpos, quando em alta concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos. Rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais acometidas, porém a doença eventualmente atinge até cérebro e coração.

Sintomas: Febre acima de 37,5ºC, manchas vermelhas na pele, dor muscular e rigidez, dor e inchaço das articulações, queda de cabelo, sensibilidade à luz e cansaço excessivo.

Tratamento: Dependerá do órgão acometido e da gravidade. A patologia pode apresentar de sintomas leves a graves que necessitarão de imunossupressores, como corticoides e outros. Medicamentos biológicos, mais recentemente, também são utilizados no tratamento da doença. Orientações como, por exemplo: uso de proteção solar, evitar uso de hormônios (estrógenos), prática de exercícios físicos e alimentação saudável são medidas importantes no tratamento dos pacientes.

 

Leucemia

O que é: A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Sintomas: Febre ou calafrios, fadiga e fraqueza persistentes, infecções frequentes ou graves, perda de peso sem motivo aparente, nódulos linfáticos inchados, hemorragias ou hematomas recorrentes, além de dores nos ossos e nas articulações.

Tratamento: Nas leucemias agudas, o processo de tratamento envolve quimioterapia (combinações de quimioterápicos), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea.

 

Cuidar da sua saúde é estar sempre atento aos sinais que o seu corpo apresenta. Se notar a presença de alterações, procure ajuda médica. As clínicas do Conexão Saúde estão de portas abertas para te receber.

 

(Fonte: https://vivamais.cemigsaude.org.br/fevereiro-roxo-e-laranja-destaca-prevencao-de-doencas-cronicas/)