Logo Forca Sindical

Instagram

DIRETORIA REÚNE BENEFICIÁRIOS DO PSAP/CTEEP PARA ATUALIZAÇÃO E ESTRATÉGIA DE LUTA

site

A Diretoria do Sintius reuniu os aposentados e pensionistas do plano previdenciário da Vivest PSAP/CTEEP, no dia 14 de março, com o objetivo principal de atualizar os beneficiários sobre a retirada de patrocínio do plano, anunciado pela empresa, suas possíveis consequências e a luta que o Sindicato promove para defender os interesses desse grupo. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Santos.

O que mais indigna esses aposentados e pensionistas foi a atitude radical e surpreendente da empresa com o propósito retirar o patrocínio e acabar com o plano previdenciário, investindo no fim dos recebimentos mensais de forma vitalícia, como consequência da atitude extrema. A Diretoria lamentou sobre a radicalidade da ISA CTEEP, que em nenhum momento se propôs a negociar com as entidades sindicais.

Entretanto, a Diretoria do Sintius estava atenta aos passos da CTEEP em relação ao plano PSAP e notou uma possível ameaça quando a empresa anunciou um plano previdenciário, que chamou de alternativo, no segundo semestre do ano passado, alegando ser necessário para atender as condições de pouco mais de 200 empregados que decidiram não entrar no PSAP. Contudo, houve preocupação do Sindicato, que chamou, em novembro, os beneficiários para alertá-los, diante de previsões estabelecidas no regulamento que iria para avaliação na Previc.

A partir daquela oportunidade, preventivamente, a Diretoria do Sintius se dedicou a planejar a possível inserção de interessados no grupo de aposentados e pensionistas que financiavam a contratação de um escritório advocatício especializado em planos privados de aposentadoria com o objetivo de defender os interesses e a manutenção dos planos no formato original, ou seja, com benefícios vitalícios.

Repúdio

Após o anúncio da retirada de patrocínio, a Diretoria do Sintius enviou para a CTEEP uma carta de repúdio por tamanha irresponsabilidade com a vida desses trabalhadores, que construíram a empresa que hoje está sob concessão de uso pela Isa, empresa colombiana. Especialmente, por causa do desprezo com o compromisso assumido com essas pessoas que investiram 20, 30 anos ou mais num plano previdenciário que garantisse renda de forma vitalícia e que agora, de forma unilateral, decide acabar com o PSAP, prejudicando muitas famílias.