Logo Forca Sindical

Instagram

LIVE SOBRE SALDAMENTO DO PSAP PIRATININGA ESCLARECE E ORIENTA OS TRABALHADORES

 Design sem nome 8

O membro do comitê gestor de investimentos e previdência da CPFL, Antonio Cezar Monho, que atua na defesa dos trabalhadores na Vivest, realizou uma live ontem, no dia 22/06, para esclarecer as regras e consequências do saldamento do PSAP Piratininga, abordando logo no início o histórico do processo de alterações propostas pela empresa para essa previdência complementar.

Independentemente da tramitação que não seguiu o formato convencional na governança, o saldamento do PSAP/Piratininga foi aprovado pela Previc e o palestrante se concentrou em orientar os presentes sobre o melhor comportamento dentro dessa realidade, esclarecendo, primeiramente, o que vem a ser o saldamento e como será tratado o patrimônio acumulado até agora pelos participantes e beneficiários do PSAP Piratininga.

Nesse caso, o saldamento do plano impede novas contribuições, mas mantém as correções do valor pelo IGP-DI, entretanto, em caso de déficit, tanto o trabalhador como os aposentados e pensionistas contribuem para cobrir essa diferença.

Ainda com relação ao saldamento do plano PSAP Piratininga e os aposentados e pensionistas, Monho afirmou que não muda nada em relação as regras já estabelecidas para os proventos.

PLANO CD PIRATININGA

O novo plano disponibilizado pela empresa para os trabalhadores tem prazo de adesão até o dia 30 de junho e o palestrante orientou para optar pela contribuição, se possível dentro do limite estabelecido pelas faixas salariais, pois a empresa participa com o mesmo percentual e o trabalhador não fica sem plano previdenciário nenhum, visto que o PSAP foi saldado.

Monho salientou também as regras desse novo plano, como as carências para recebimento, que é ter 55 anos de idade e, no mínimo, três anos trabalhando na empresa, além de esse benefício oferecer a opção de recebimento de acordo com o percentual escolhido ou tempo. Porém, destacou que esse plano trata a conta de forma individual e não é vitalício.

Na oportunidade, o palestrante apresentou o passo a passo para adesão, que pode ser visto na live da Vivest e esclareceu muitas dúvidas sobre as diferentes situações dos trabalhadores e os diversos estágios que se encontram em relação ao tempo de contribuição e proximidade do recebimento dos benefícios.