Logo Forca Sindical

Instagram

SINTIUS INFORMA SOBRE MEIOS PARA IMPEDIR MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA DA VIVEST

Publicação

SINTIUS INFORMA SOBRE MEIOS PARA IMPEDIR MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA DA VIVEST

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) realizou na manhã da última segunda-feira, dia 19, uma reunião, na sede da instituição, para discutir medidas para barrar que as mudanças que estão sendo feitas nos planos previdenciários da Vivest para os companheiros da Enel e da Piratininga.

Por esse motivo, o Sintius vai ingressar com ações na Justiça, como substituto processual, contra as mudanças nos planos e benefícios. Nesse caso, somente os associados serão abrangidos pelos resultados conquistados. 
 
Uma das medidas que estão sendo discutidas em conjunto com outras entidades é a busca no mercado de profissionais especializados em causas semelhantes para evitar a retirada de patrocínio e mudanças prejudiciais aos assistidos em planos de benefícios.
 
A Diretoria do Sintius participará nesta quarta-feira, dia 20, de uma reunião com um escritório de advocacia para discutir detalhes sobre o caso e para iniciar um diálogo sobre a formalização de um contrato para que esses juristas defendam os interesses dos trabalhadores eletricitários.
 
As instituições representativas também planejam apresentar uma denúncia ao Ministério Público para apontar o descumprimento do regulamento do Comitê Gestor de Previdência na Vivest, o que originou a votação no Conselho Deliberativo, autorizando a CPFL a iniciar a etapa da migração.
 
Além das medidas judiciais, as entidades também estão buscando resolver esse imbróglio na esfera política. Os vereadores santistas Marcos Libório (PSB) e Telma de Souza (PT) ficaram de ajudar nessa questão.
 
O grupo também já levou essas questões ao conhecimento da deputada federal Rosana Valle (PSB) e ao senador Paulo Paim (PT-RS), que é um profundo conhecedor de assuntos previdenciários e o principal defensor das causas ligadas aos aposentados e pensionistas no Congresso Nacional.
 
O intuito dessa reunião foi mostrar que o Sintius está atento a essas questões e para trazer tranquilidade aos trabalhadores da ativa e aposentados. O momento é de cautela, mas acima de tudo de unidade e de confiança que o resultado final será positivo para a categoria.